quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que o (Dicio)Nário não disse




Saudade: s. f. Recordação suave e melancólica de pessoa ausente, local ou coisa distante, que se deseja voltar a ver ou possuir. Nostalgia.

Quem escreveu o dicionário? O Google me ajudou... Foi um grego chamado Nário. A cada palavra que ouvia ele logo vinha com o significado, então, quando alguém queria saber do que se tratava logo alguém falava ‘disse o Nário que esta palavra quer dizer...’ E foi assim que surgiu o Dicionário. Os outros só copiaram a idéia, é claro.
Bom, a verdade é que se eu pudesse ter uma conversinha com esse tal de Nário eu diria: ‘com licença, Seu Nário, olha, com relação ao verbete saudade, o senhor cometeu um grande equívoco, você acha mesmo que saudade é essa minúscula definição que tem no dicionário? Ou será que você nunca sentiu saudade?’
Mas, tudo bem, já que não posso mudar o que o Seu Nário disse eu fico ouvindo O Teatro Mágico cantando ‘nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz’.
Porque saudade não é só uma ‘recordação suave e melancólica’... Saudade é aquela vontade urgente de querer voltar ao momento passado, é desejar com todas as suas forças ter alguém de volta, é revirar as lembranças e reviver em pensamentos o momento que passou e que ficou guardado, é querer voltar ao mesmo filme, ver de novo o capítulo que marcou, se possível em câmera lenta para durar mais tempo. Saudade é abraçar fotos e conseguir sentir o cheiro da pessoa, é ter na memória cada pequeno traço, lembrar de cada detalhe. É querer diminuir distâncias. É a necessidade de abraçar mais uma vez. É o aperto no peito que você sente quando ver alguma coisa que te faz lembrar da pessoa. É procurar em outras pessoas um sorriso parecido, só pra ter certeza de que você não esqueceu. É um vazio que só a presença do outro preenche. Saudade é o contrário de ‘ter’; é sentir falta, é a ausência que dói. É sentir o desejo de encurtar os dias e até mesmo de se teletransportar.
Ah, Seu Nário, pensando bem, o senhor pode ter razão quanto ao verbete, eu também não sei o que é saudade, porque saudade a gente não sabe, a gente sente, e só que nunca amou não sente saudade. Entende? O senhor já amou Seu Nário?

[Léia Mara]

Um comentário:

  1. Muito lindo aqui!
    Para mim, saudade não tem tradução em nenhua lingua, só a do coração.

    BeijOs

    ResponderExcluir